Carla Susana Costa Mendes

Data de Nascimento: 9 de Janeiro de 1978

Carla Mendes “caiu nas malhas da modalidade” em 1992. Logo em 1993, representou a Associação de Remo do Distrito do Porto, na Regata de Macon, França. Na época de 1994/1995, integrava já a equipa feminina júnior da seleção nacional. Fez diferentes regatas internacionais, todas com desempenho ao nível do pódio, culminando com a participação no seu primeiro Campeonato Mundial em 1995, em Poznan, Polónia.

Desde este primeiro ano de júnior fez parte da nata do remo feminino português, sempre que a Federação Portuguesa de Remo abriu possibilidade às mulheres de alinharem em provas internacionais. Este percurso teve interrupção em 1998, quando por motivos académicos viveu em Roma. Durante dois anos esteve federada em Itália, pelo Circolo Canottieri Roma. De regresso à pátria, participou no ressurgimento da Associação Náutica do Douro.

Em 2003 integrou a equipa do Clube Naval Infante D. Henrique com a qual conquistou títulos nacionais todos os anos, tanto na água como no remo indoor. No ano de 2006, e após resultado satisfatório no Mundial de Eton, Inglaterra, integrou o grupo português de promessas olímpicas, para os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, sonho suspendido pela gravidez. De regresso em 2007/08, após o período de maternidade, voltou aos pódios nacionais com as colegas de equipa. Na época posterior, foi convidada a integrar a equipa de apuramento olímpico, que a leva de novo além fronteiras, representando a equipa das quinas em três Taças do Mundo e dois Campeonatos Mundiais.

Desde a época de 2012 acumula à competição, a orientação dos iniciados do Infante, num apoio à formação do remo jovem do clube gondomarense.