António de Oliveira Pinto Ramalho

Data de Nascimento: 1 de Março de 1957

A figura deste treinador é uma constante no Infante desde 1972, altura em que se inicia como atleta. Enquanto remador do clube, atingiu o título de campeão nacional várias vezes. No entanto, coloca o destaque na conquista do primeiro título nacional para Infante em 8+, em 1978, e o sucesso alcançado em 2- sénior com o companheiro Avelino Moreira, junto de quem arrebatou dois títulos de Campeão Luso-Galaico e atravessou fronteiras para representar Portugal, sendo a primeira equipa do Infante a alinhar num Campeonato do Mundo.

A sua carreira de atleta terminou em 1989 e a de treinador arrancou em 1990. Iniciou-se nas classes mais jovens e foi responsável pela formação de muitos atletas de gabarito internacional. O seu trabalho e interesse em aumentar os conhecimentos técnicos, assistindo a várias conferências internacionais sobre remo, fez-se notar ao nível da Federação Portuguesa de Remo, que o convidou diversas vezes a integrar a equipa técnica. Foi galardoado em 2005 pelo Instituto do Desporto de Portugal, com o Diploma “Reconhecer o Mérito dos Jovens no Desporto”, pela ação exercida junto dos jovens praticantes.

A sua ascensão a treinador principal do Infante surge, assim, naturalmente, na passagem do milénio. Passou a assumir a coordenação do clube e acumulou ainda o desenvolvimento do remo adaptado.

Em 2009, um problema de saúde forçou-o a interromper a atividade por um ano. O seu regresso ao ativo fez-se com a equipa de juvenis em 2010/2011, com grande notoriedade. Para 2012, assume voos mais altos, coordenando a equipa de juniores do Infante.