» Noticias
 Recentes
 Arquivo
» Centro de Estágio
  Português
  English
» Competições
 Agenda - FPR
 Classificações
 Arquivo
 Fotos
» Infante
 Estatutos
 Orgãos Sociais
 Video de Apresentação
 História
 Localização
 Equipa Técnica
 Para Aprender a Remar
 Hino e Comemoração
 Novo Posto Náutico
 Beneméritos
 Donativos
» Sócios
 Inscrição Sócio
 Quotas
» História
 Estrelas do Passado
 Remo em Portugal
 Remo no Mundo
» O Remo
 Os Barcos
 A Técnica de Remo
» Serviços
 Garagem de Barcos
» Contactos
 Sede e Posto Náutico
 Links
|
|


  • Remadores holandeses desfrutam de Gondomar
    3-3-2012



    Os atletas instalados no Centro de Desportos Náuticos de Gramido usufruíram da hospitalidade gondomarense graças à Câmara Municipal de Gondomar. A Divisão de Turismo do município disponibilizou logística e um belo itinerário, para mostrar aos remadores os mestres e tesouros da cidade dos ourives. Alargou ainda o passeio às mágicas caves do vinho do Porto.


    Os fatos de lycra deram lugar aos jeans e a roupa descontraída para uma visita primorosa aos meandros da vida de Gondomar. O passeio começou a pé, com a comitiva holandesa a ser conduzida até à Fundação Júlio Resende. Os atletas universitários inteiraram-se da obra e vida do artista e descobriram que o pintor também tinha um “olhar” sobre a sua capital na Holanda. Os quadros inspirados na época de saldos de Amesterdão surpreenderam os visitantes.


    O transporte proporcionado pela Câmara levou, depois, o grupo a Melres, zona de grande beleza natural e onde se realiza a já mítica Regata Internacional de Gondomar. O presidente da junta da zona recebeu os convidados e introduziu-os nas riquezas culturais do Solar da Bandeirinha, edifício que acolhe este órgão de poder local, destacando-se o belo teto em talha de madeira. Surpreendentemente, também aqui havia um toque holandês, demonstrado pelo brasão de uma família neerlandesa que terá ocupado aquela casa.


    Seguiu-se a exploração da arte da filigrana, numa oficina de Jovim. Os holandeses não esconderam o espanto perante o minucioso processo que leva às delicadas peças em prata e ouro. A camioneta levou-os ainda pelas ruas da cidade, mostrando pontos importantes do desenvolvimento da região.


    E porque Gondomar e Porto partilham uma proximidade intimista, ligados precisamente pelo rio Douro, não podia faltar a constatação de que um dos melhores vinhos do mundo está mesmo aqui ao lado. O grupo de atletas ficou entusiasmado com toda a envolvente do envelhecimento deste néctar precioso, mesmo antes de provar o doce vinho do Porto.


    Durante esta visita os coordenadores do extenso grupo de atletas e os próprios remadores foram brindados com presentes da região, como demonstração da nossa hospitalidade e desejo pelo seu regresso.