» Noticias
 Recentes
 Arquivo
» Centro de Estágio
  Português
  English
» Competições
 Agenda - FPR
 Classificações
 Arquivo
 Fotos
» Infante
 Estatutos
 Orgãos Sociais
 Video de Apresentação
 História
 Localização
 Equipa Técnica
 Para Aprender a Remar
 Hino e Comemoração
 Novo Posto Náutico
 Beneméritos
 Donativos
» Sócios
 Inscrição Sócio
 Quotas
» História
 Estrelas do Passado
 Remo em Portugal
 Remo no Mundo
» O Remo
 Os Barcos
 A Técnica de Remo
» Serviços
 Garagem de Barcos
» Contactos
 Sede e Posto Náutico
 Links
|
|


  • Duas medalhas de prata em regata minhota
    14-3-2012



    A edição de 2012 da Taça do Presidente da República rodeou-se de confusão. Inúmeras equipas colidiram durante o percurso de 2000 metros, provocando inclusive a retirada da competição do nosso 8+ sénior. Mesmo em “águas revoltas”, os juniores do 4+ masculinos e do 4- feminino ultrapassaram as dificuldades e arrebataram a prata.


    Com formato mais curto e renovado, a prova realizada num rio Minho pouco profundo e tranquilo, encheu-se de polémica pelos diferentes episódios de colisão, em praticamente todas as mangas realizadas. Ainda assim, foi interessante assistir a uma prova que privilegiou o remo em shell.


    De realçar ainda o novo local escolhido para a realização dos 2000 metros, em Lanhelas, devido, segundo a organização, ao forte assoreamento do rio. Desta forma, o posto náutico do Caminhense, organizador primordial da Taça do Presidente da República, não acolheu a chegada dos competidores. 16 equipas responderam a este desafio, vindos de todo o país e Espanha.


    Hugo Pinto, Miguel Pinheiro, Paulo Almeida, Hugo Resende, Pedro Ribeiro, Hugo Ramos, Helder Ramos e João Lopes viram a possibilidade de lutar com justiça pelos primeiros lugares gorada, depois de serem abalroados duas vezes pelo Vilacondense. A tripulação de Vila do Conde foi desclassificada, no entanto, a luta pelos lugares do pódio já ia longe.


    Também no 4+ aconteceram acidentes sérios, mas neste caso a equipa de Gondomar tirou partido disso. Tiago Costa, Duarte Pinheiro, Bruno Correia, João Moreira e a timoneira Inês Durães aproveitaram o embate entre o Caminhense e o Sport para tomarem as rédeas da competição, juntamente com a equipa espanhola Miño. A nossa equipa júnior conseguiu um valioso segundo lugar.


    Entre as mulheres a história conta-se nos mesmos parâmetros. Colisões à parte, as ainda juniores Lassalete Santos, Daniela Cruz, Sara Dias e Beatriz Nogueira demonstraram estar entre as melhores equipas femininas portuguesas e apesar da pouca experiência em shell, conquistaram um apertado segundo lugar às seniores do Caminhense.


    Parabéns a todos os atletas henriquinos.

    Fotos gentilmente cedidas por Fernando Costa e António Garrido.