» Noticias
 Recentes
 Arquivo
» Centro de Estágio
  Português
  English
» Competições
 Agenda - FPR
 Classificações
 Arquivo
 Fotos
» Infante
 Estatutos
 Orgãos Sociais
 Video de Apresentação
 História
 Localização
 Equipa Técnica
 Para Aprender a Remar
 Hino e Comemoração
 Novo Posto Náutico
 Beneméritos
 Donativos
» Sócios
 Inscrição Sócio
 Quotas
» História
 Estrelas do Passado
 Remo em Portugal
 Remo no Mundo
» O Remo
 Os Barcos
 A Técnica de Remo
» Serviços
 Garagem de Barcos
» Contactos
 Sede e Posto Náutico
 Links
|
|


  • Remo jovem do Infante com excelentes perspetivas
    11-4-2012





    A Regata da Primavera organizada pelo ARCO/Clube Náutico de Viana, a 24 de Março, teve uma participação massiva de atletas, com o acento tónico colocado no nosso clube. De Gondomar partiram 75 remadores prontos para um dia pleno de emoções e de regatas de grande qualidade. O rio Lima manteve-se tranquilo na receção do remo jovem do norte de Portugal e Espanha. Os atrasos inerentes e este tipo de regata acabaram por obrigar a organização a diminuir a distância de algumas provas, mas o espetáculo continuou até ao limite da luz.


    As competições arrancaram com os remadores mais experientes e logo na primeira prova foi o Infante que preencheu a totalidade dos lugares com o alinhamento de cinco 2X femininos. Francisca Marques e Ana Costa realizaram os 1000 metros de prova mais rápido. Seguiram-se os homens no 4+ com ambas as equipas do Infante a ficarem no final da tabela. Os dois únicos clássicos de madeira da prova constituíram-se por Paulo Ribeiro, Mário Pinheiro, Arnaldo Azevedo e Nuno Rei e ainda Rogério Costa, Ireneu Santos, Fernando Pereira e Domingos Almeida. Mais para o final da jornada competitiva, os veteranos alinharam no 4x feminino, também aqui com a participação única de equipas henriquinas. No lugar do ouro ficaram Patrícia Sousa, Luísa Dias, Susana Dias e Susana Xufre. No 8+ veterano denotou-se a aposta dos clubes nortenhos neste escalão. O conjunto azul, branco e vermelho, completado pelos atletas do 4+ ficou-se pelo penúltimo lugar.


    Dos mais experientes para os mais pequenos, os benjamins e infantis viveram uma história diferente, com bastantes participantes e vitórias. O João Mendes lançou os dados do seu escalão com o primeiro alinhamento. Venceu, sem margens para dúvidas, os seus oponentes no skiff, tendo ainda tempo para parar e fazer um "ponto da situação" na linha da meta. O Daniel Ramalho assumiu a representação do skiff infantil e arrebatou o segundo lugar. A nossa skiffista infantil, Beatriz Tavares, não teve adversárias, mas competiu contra as colegas do double, mostrando que está forte, ao ultrapassar algumas equipas. No 2x feminino infantil demarcou-se a predominância do Infante, com duas equipas entre as três que se apresentaram. A Rita Sousa e a Adriana Pereira debateram-se com as espanholas de Tui, conseguindo o segundo lugar na tabela, mesmo à frente das outras companheiras de equipa. O Gonçalo Silva e o Rúben Pinheiro travaram a sua luta no 2X com o terceiro melhor tempo.


    O grupo de iniciados viveu uma autêntica prova de força, graças à grande qualidade das equipas presentes. Os dois skiffistas do Infante, Gonçalo Gama e João Teixeira, ficaram quase no final da contagem, debatendo-se numa prova rápida e bem disputada. No 2x masculino, o Infante apresentou três boas equipas que fizeram um brilharete nas respetivas mangas da prova. Sobressaiu a dupla de Rui Nogueira e Diniz Pinheiro, que conquistou o 1º lugar. A Inês Oliveira também brilhou no skiff feminino, passando as adversárias nos últimos metros do percurso. Ainda Cláudia Costa, no barco individual teve um bom desempenho na segunda manga da prova, porém só lhe valeu o 6º lugar na geral. Já no 2x feminino a história contou-se ao contrário. Depois de dominarem a prova quase até ao final, Francisca Castro e Beatriz Oliveira, quebraram na linha da meta para o 2º lugar. Entre os 4x masculinos, a equipa henriquina, com Nuno Ribeiro, Nuno Santos, Pedro Pereira e Paulo Santos, teve uma forte performance, mas não resistiu ao excelente conjunto de Caminha. O outro 4x do nosso clube, ainda em processo de aprendizagem, ficou-se pelo derradeiro posto.


    Os juvenis também se debateram com excelente qualidade e alguns acidentes. No ponto de partida do escalão ficaram André Rego, João Dias, Pedro Costa e Virgílio Silva, que embora tenham conquistado o segundo lugar na manga, na contagem final ficaram-se pelo 5º melhor tempo. Seguiram-se os competidores individuais e o Infante levou três representantes à competição mais concorrida da tarde, que contou com 18 skiffistas. Ruben Ferreira levou a melhor dos henriquinos, aportando no 6º lugar. Os restantes conseguiram o 11º e 13º lugares. Logo de seguida aconteceu a prova mais competitiva, em que o Infante conquistou o lugar de ouro em cima da meta final. Diogo Almeida e Hugo Alves gladiaram-se em grande estilo, fazendo sofrer os apoiantes gondomarenses. Depois de uma cuidada análise, a organização deliberou a nosso favor. Ricardo Castro e Pedro Castro ficaram-se num valente 2º lugar. O acidente referido acima aconteceu com as meninas do 2x. Com um remo partido e uma entrada forçada na água depois de cuzarem a meta, Cláudia Pinto e Lúcia Costa ainda assim conseguiram a posição de prata. Também no feminino, Andreia Teixeira, Maria Barbosa, Vanessa Ferreira e Viviana Tavares suplantaram as únicas adversárias do Sport Clube do Porto, adivinhando a supremacia do Infante nesta classe na principal prova do calendário. Com a noite a ameaçar os remadores, os homens do 8+ juvenil apresentaram-se com vontade. Sendo a segunda competição para todos os atletas, o cansaço foi forte e remeteu os nossos juvenis para o 3º lugar da tabela.


    A desforra está já marcada para 22 de Abril, na Regata da Ponte da Amizade, que decorre na nortenha Vila Nova de Cerveira. Desta vez, só alinham os melhores de cada clube e a disputa promete para os atletas de Gondomar. Bons treinos a todos os henriquinos!