» Noticias
 Recentes
 Arquivo
» Centro de Estágio
  Português
  English
» Competições
 Agenda - FPR
 Classificações
 Arquivo
 Fotos
» Infante
 Estatutos
 Orgãos Sociais
 Video de Apresentação
 História
 Localização
 Equipa Técnica
 Para Aprender a Remar
 Hino e Comemoração
 Novo Posto Náutico
 Beneméritos
 Donativos
» Sócios
 Inscrição Sócio
 Quotas
» História
 Estrelas do Passado
 Remo em Portugal
 Remo no Mundo
» O Remo
 Os Barcos
 A Técnica de Remo
» Serviços
 Garagem de Barcos
» Contactos
 Sede e Posto Náutico
 Links
|
|


  • Infante presente na Head of the Cork
    14-4-2012






    A competição alentejana Head of the Cork reuniu nada menos que 68 skiffistas. As cores dos clubes nacionais e das seleções estrangeiras participantes invadiram a bela zona da barragem de Maranhão, a 31 de Março remexendo as águas durante seis quilómetros de percurso. Carla Mendes levou as cores do Infante para sul e conquistou o quarto lugar da competição, bem longe das competidoras nacionais e mais perto das internacionais que em 2011.



    Embora a ameaça da chuva estivesse presente, as nuvens aguentaram até ao final da prova, salvaguardando atletas e o numeroso público assistente. Logo no briefing dado aos atletas na Herdade da Cortesia, advertiu-se os competidores das dificuldades que se sente numa regata com tantos barcos e da necessidade de um bom sentido de desportivismo. Assim, pelas 16 horas, a shotgun que anunciou o início da regata ecoou na planície. Carla Mendes conta que "lutei entre o 5º e o 4º lugar quase desde a largada, lado a lado com uma remadora finlandesa. Houve momentos mesmo desesperantes, entre cansaço, águas dos masculinos e a necessidade de não a perder de vista. Antes de chegarmos à última curva do percurso ganhei alguma vantagem e foi suficiente para ganhar ânimo e o quarto lugar". Embora fora das medalhas, a henriquina está satisfeita, porque algumas das estrangeiras que a suplantaram são da categoria mais pesada.



    Já no masculino, antecipava-se uma regata renhida, com a presença do campeão mundial de skiff ligeiro, Henrik Stephansen e o destacado belga Tim Mayens, duas vezes finalista olímpico na prova individual, que vieram desafiar os homens fortes "da casa", Pedro Fraga e Nuno Mendes. O atual voga do 2x olímpico animou a plateia presente com uma passagem na meta bem longe dos supra-sumos do remo mundial. Demonstrou a excelente forma, num ano em que defenderá as cores portuguesas em Londres ao lado de Nuno Mendes que, também num nível bem superior aos restantes portugueses, ficou na 4º posição, logo atrás de Tim Mayens.

    Depois do esforço, os atletas foram convidados para um convívio na luxuosa Herdade da Cortesia, entre colegas do remo português e alguns dos melhores remadores do mundo.