» Noticias
 Recentes
 Arquivo
» Centro de Estágio
  Português
  English
» Competições
 Agenda - FPR
 Classificações
 Arquivo
 Fotos
» Infante
 Estatutos
 Orgãos Sociais
 Video de Apresentação
 História
 Localização
 Equipa Técnica
 Para Aprender a Remar
 Hino e Comemoração
 Novo Posto Náutico
 Beneméritos
 Donativos
» Sócios
 Inscrição Sócio
 Quotas
» História
 Estrelas do Passado
 Remo em Portugal
 Remo no Mundo
» O Remo
 Os Barcos
 A Técnica de Remo
» Serviços
 Garagem de Barcos
» Contactos
 Sede e Posto Náutico
 Links
|
|


  • Regata de Cerveira consagra juvenis femininas
    24-4-2012





    Vila Nova de Cerveira acolheu a 22 de Abril a 7ª Regata Internacional Ponte da Amizade que envolve o remo jovem português e espanhol. O elevado número de remadores inscritos permitiu um espetáculo competitivo surpreendente. Os henriquinos debateram-se em todas as disciplinas, porém as juvenis femininas destacaram-se ao vencer três lugares de ouro.


    O rio Minho manteve-se tranquilo, com algum vento lateral, mas que permitiu uma competição justa. A regata, de cerca de 800 metros, dividiu-se em eliminatórias e finais e estendeu-se por toda a jornada. Desta forma, os atletas gladiaram-se já com o formato do campeonato nacional. Os espanhóis presentes animaram a rivalidade entre os adversários nacionais, porque se apresentaram em grande forma.


    Deste modo, a parte da manhã serviu para apurar os melhores e aumentar as expetativas das finais. De destacar a competição cerrada pela qualificação do 8+ juvenil de Hugo Alves, Pedro Costa, Virgílio Silva, Hugo Sousa, Diogo Almeida, Ricardo Castro, João Dias, Pedro Castro e o timoneiro André Rego, integrada no Troféu Ponte da Amizade, na qual o Infante ficou num bem conseguido segundo lugar. Este prémio constitui-se por uma taça imponente, que é atribuída à equipas do 8+ masculino ou 4x feminino juvenis que ganhem a regata de Cerveira três edições consecutivas ou cinco intercaladas.


    As finais arrancaram pelas 16 e 30 horas, com o escalão juvenil, para que pudessem dobrar para as regatas rainhas do evento. Da manhã apuraram o 4x masculino, com Virgílio Silva, Pedro Costa, Hugo Alves e Hugo Sousa, que conseguiram um quarto lugar bem debatido. E se os rapazes tiveram uma prestação discreta, as meninas arrebataram todos os pódios.
    A Viviana Tavares dominou a concorrência no skiff, mas ameaçada bem de perto pela colega de equipa Cláudia Pinto, no segundo lugar. O double-scull de Andreia Teixeira e Vanessa Ferreira também conseguiram o ouro, numa prova em que do Infante participaram ainda Lúcia Costa e Maria Barbosa com o quinto melhor tempo.


    As regatas prosseguiram para os infantis, que competiram numa distância maior que o usual. Arrancaram com a categoria mais jovem do evento, João Pereira e Daniel Ramalho, no 2x, numa prova muito renhida em que ficaram no quinto lugar. A Beatriz Tavares conquistou um segundo lugar no skiff e as colegas do 2x, Isabel Carriço e Adriana Pereira o quarto.


    Nos iniciados também houve belos espetáculos competitivos. No double-scull a disputa foi dura e as duas equipas henriquinas debateram-se com grande mérito. Rui Nogueira e Diniz Pinheiro acabaram desclassificados, porque saíram da pista delineada pela organização e Vasco Nogueira e Francisco Santarém acabaram em quarto lugar, numa prova em que se teve de confirmar o vídeo da chegada. O 4x masculino do Infante, constituído por Nuno Santos, Nuno Ribeiro, Paulo Santos e Pedro Pereira, teve a prova da tarde, ao conseguir o lugar de prata nas últimas remadas do percurso.


    Nas femininas, Inês Oliveira cedeu o seu normal primeiro lugar no skiff e terminou em terceiro, seguida da Cláudia Costa na quinta posição. A dupla Francisca Castro e Beatriz Oliveira tiveram uma final direta muito consistente e só cederam o primeiro lugar à dupla espanhola do Vegadeo. Para terminar, o esperado Troféu Ponte da Amizade arrancou com a final direta do quadri feminino.


    Cláudia Pinto, Andreia, Lúcia Costa e Vanessa Ferreira confirmaram o seu poderio e puderam elevar o troféu, que ainda não está conquistado. Falta mais uma vitória para o trazermos para Gondomar. O 8+ debateu-se entre excelentes equipas e ficou com o quinto melhor tempo.


    Parabéns às equipas do Infante!