» Noticias
 Recentes
 Arquivo
» Centro de Estágio
  Português
  English
» Competições
 Agenda - FPR
 Classificações
 Arquivo
 Fotos
» Infante
 Estatutos
 Orgãos Sociais
 Video de Apresentação
 História
 Localização
 Equipa Técnica
 Para Aprender a Remar
 Hino e Comemoração
 Novo Posto Náutico
 Beneméritos
 Donativos
» Sócios
 Inscrição Sócio
 Quotas
» História
 Estrelas do Passado
 Remo em Portugal
 Remo no Mundo
» O Remo
 Os Barcos
 A Técnica de Remo
» Serviços
 Garagem de Barcos
» Contactos
 Sede e Posto Náutico
 Links
|
|


  • Litocar antecipa campeonatos nacionais
    13-6-2012





    O ânimo que a regata realizada na pista de Montemor-o-Velho deu ao remo jovem e veterano do Infante está patente nos treinos dos nossos campeões. O sucesso na conquista da Taça Mestre Fernando, disputada na Regata Internacional Litocar, ainda paira sobre os atletas, mas cresce a ansiedade da grande competição nacional.


    De 2 a 3 de Junho, o Infante deslocou os seus melhores infantis, iniciados, juvenis e juniores ao Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho para um fim-de-semana intenso e competitivo. As restrições às tripulações inscritas compeliram os nossos atletas a completar várias provas e assim testar, em definitivo, as combinações que poderão conquistar títulos nacionais. A medida das regatas estabeleceu-se em apenas 500 metros, ainda longe da oficial, mas que já dá algumas informações válidas sobre a forma dos nossos henriquinos. Os juniores do 8+ foram os únicos que puderam sentir, de fato, o stress dos oficiais 2000 metros do nacional. Os vencedores apuraram-se pelo melhor tempo final de todas as mangas da respetiva categoria. De resto, arrebatámos, sem dúvidas, 11 primeiros lugares em 26 provas e ainda duas medalhas de prata e duas de bronze.



    Os nossos infantis, alguns dos quais ainda com idade de benjamim, tiveram uma prestação que os posicionou a meio da tabela, tendo a participação servido essencialmente para ganharem experiencia e desfrutar do excelente ambiente vivido por todo o grupo, auspiciando resultados melhores no futuro.

    Os medalhados




    Destacaram-se por isso Hugo Sousa, Pedro Costa, Hugo Alves e Diogo Almeida, e Lúcia Costa, Vanessa Ferreira, Andreia Teixeira e Viviana Tavares que dominaram os dois 4X juvenis, masculino e feminino. Ainda dos atletas de Nuno Coutinho, as meninas dobraram o ouro ao conquistarem o skiff feminino, com a responsabilidade da Viviana, e o 2X de Vanessa e Andreia. Na prova rainha, Ruben Ferreira, Pedro Castro, Virgílio Silva, Ricardo Castro, Diogo Almeida, Hugo Sousa, Pedro Costa, Hugo Alves e timoneiro André Rego ficaram com tempo de bronze.




    Os iniciados atingiram o prodigioso feito de subirem todos aos pódio para trazer a medalha de ouro. A organização permitiu a inscrição de apenas oito atletas deste escalão e o Infante não precisou de mais para arrebatar os dois 4X, feminino e masculino, o 2X feminino e conseguir o terceiro posto do skiff feminino. Protagonizaram o brilharete, Inês Oliveira, Francisca Castro, Beatriz Oliveira, Cláudia Costa, Rui Nogueira, Nuno Ribeiro, Francisco Santarém e Nuno Santos.




    Entre os juniores, as femininas destacaram-se ao conseguir manter a supremacia demonstrada desde o início da época. A nossa Inês Durães conseguiu o primeiro lugar no skiff, subjugando a atleta do Vigo por apenas oito centésimas. Sara Dias e Daniela Cruz dominaram o 2X com a distância de 10 segundos sobre o segundo lugar. Estas três atletas juntaram-se a Beatriz Nogueira para conseguirem o lugar mais alto do pódio no 4X. Entre os rapazes, Duarte Pinheiro, Tiago Costa, João Moreira, Bruno Correia, Adriano Teixeira, Miguel Lopes, Jorge Silva, Lotário Santos e o timoneiro Gonçalo Reis conseguiram o segundo melhor tempo no 8+, na única prova de 2000 metros da Litocar.


    Os mais veteranos do Infante participaram no 4X feminino, onde Patrícia Sousa, Francisca Marques, Lurdes Tavares e Luísa Dias, dominaram a competição, em excelente forma. Os nossos remadores veteranos do 8+ Fernando Pereira, Ireneu Santos, Mário Pinheiro, Nuno Rei, Jorge Castro, Arnaldo Azevedo, Paulo Teixeira, Luís Santos e o homem do leme André Rego, só foram ultrapassados pela equipa do Vigo, ganhando a todas as equipas portuguesas.

    Na soma dos resultados, o Infante saiu vencedor na classificação geral com 1461 pontos, seguido pela equipa da casa, o Ginásio Clube Figueirense, com 1171 pontos. Recebeu assim, das mãos do mítico mestre Fernando, figura acarinhada pelo remo e que deu o nome ao troféu, a valiosa taça disputada pelos 17 clubes presentes.

    Parabéns aos henriquinos que todos juntos conquistaram a Taça Mestre Fernando!