» Noticias
 Recentes
 Arquivo
» Centro de Estágio
  Português
  English
» Competições
 Agenda - FPR
 Classificações
 Arquivo
 Fotos
» Infante
 Estatutos
 Orgãos Sociais
 Video de Apresentação
 História
 Localização
 Equipa Técnica
 Para Aprender a Remar
 Hino e Comemoração
 Novo Posto Náutico
 Beneméritos
 Donativos
» Sócios
 Inscrição Sócio
 Quotas
» História
 Estrelas do Passado
 Remo em Portugal
 Remo no Mundo
» O Remo
 Os Barcos
 A Técnica de Remo
» Serviços
 Garagem de Barcos
» Contactos
 Sede e Posto Náutico
 Links
|
|


  • Regata Internacional de S. Martinho
    12-11-2012



    Teve lugar no passado dia 11 de Novembro, a Regata Internacional de São Martinho, no Barreiro, localidade onde a paixão pelo remo é grande. Sendo o Barreiro, terra de grandes campeões, dois deles olímpicos, destaca-se entre os demais, um desportista de eleição. Mais do que tudo, ajudou a dinamizar o remo nacional, sendo que ainda hoje faz deslizar o seu skiff pelas águas nacionais e internacionais, como foi o caso recentemente da sua presença nos Mundiais de masters, na Alemanha. Naturalmente, estamos a falar de Carlos Oliveira "Bóia", referencia do desporto nacional.

    Na sua 2ª edição, ao convite formulado pelo Ferroviários do Barreiro, acedeu a estar presente o Infante D. Henrique. Desta forma, a nossa delegação composta por 3 barcos masters, 1 Shell 8 Veterano Masculino e 2 QuadriSculls Veteranos Femininos, fez-se a estrada para participar nesta competição. Clubes de todo o país e do país vizinho, estiveram presentes, o que muito ajudou a dar a esta competição, uma dimensão que bem mereceu.

    As condições meteorológicas no dia das regatas não eram exatamente as mais aconselháveis para a prática da modalidade. A pista de 500 metros, onde se iriam realizar as provas, estava com bastante ondulação "marola" fruto do forte vento que se fazia sentir. Os nossos atletas, a quem o Douro por vezes nas mesmas condições tanto ajuda à preparação para estes eventos, tiveram uma boa prestação.


    No caso concreto do nosso Shell 8 masculino, depois de duas eliminatórias e numa final muito renhida, com uma luta "taco a taco" pela vitória com a equipa da casa e o Remo Tui (Espanha), acabou por alcançar um 3º lugar, à distância de uma proa do segundo classificado. Sem dúvida, uma excelente regata, ainda por cima depois de terem que remar com um barco emprestado, após uma ligeira avaria na sua embarcação.

    Relativamente ás Infantas, o clube participou com 2 Quadrisculls, e aqui antevia-se uma regata bastante competitiva, dado que as nossas duas equipas iam competir exatamente contra a equipa da casa que tinha nos retirado o título nacional de Quadriscull veteranoB, que lhe pertencia, nos últimos campeonatos nacionais de Viana do Castelo. Desta vez, no Barreiro e com condições bastante adversas como descrito, as nossas equipas alcançaram o 1º e o 2º lugar, relegando para o terceiro posto, a equipa do Ferroviários do Barreiro. Com uma largada bastante atribulada, com algumas "pancadinhas" pelo meio entre os remos encruzilhados do Infante e do Ferroviários, lá se chegou ao final da regata com a vitória a pertencer as Infantas Henriquinas. Notável, naquelas condições, a forma aguerrida e bastante lúcida, como as nossas duas equipas se conseguiram desenvencilhar e alcançar a vitória.


    Com um bom regresso, lá se chegou novamente a Gramido e com a vontade imensa de colocar os barcos na água para mais uma regata. É esta a alma dos nossos veteranos; trabalhar, continuar a trabalhar, sempre com a cruz no peito e o espírito de vitória na alma.