O Centro de Desportos Náuticos de Gramido – Polis de Gondomar

Enquadramento
O Programa Polis em Gondomar tem por objectivo nuclear a Requalificação urbana, paisagística e ambiental da margem ribeirinha do Douro no Concelho, numa extensão aproximada de 4,5 Quilómetros, na continuidade natural da marginal fluvial e marítima requalificada do Douro e Oceano Atlântico, nos Concelhos do Porto; Matosinhos; Vila Nova de Gaia e Espinho.

Localização
posto_nautico_04posto_nautico_13O Centro de Desportos Náuticos localiza-se no Núcleo Histórico de Gramido, numa posição central relativamente à intervenção Polis. Esta zona funciona como uma “rótula” entre a Requalificação da margem ribeirinha do Douro e a Requalificação do Vale de Gramido. Acentuando esta vocação, está prevista para aqui uma concentração de acções a executar no âmbito da intervenção Polis, como sejam a Requalificação do espaço público, da Casa Branca, da ETAR e da Quinta do Passal para Centro de Educação Ambiental, e a construção do Centro de Desportos Náuticos e do Parque de Estacionamento. A Casa Branca de Gramido encontra-se já recuperada e a obra do Centro de Desportos Náuticos encontra-se em fase de arranque. Para breve está previsto o lançamento do concurso público de empreitada para requalificar o espaço público nesta área.

Projecto do Centro de Desportos Naúticos
Na execução do projecto foram tidos em conta a minimização do impacto ambiental, afastando o edifício das margens da ribeira, e do impacto visual, optando-se por uma edificação de cércea reduzida. O acesso aos cidadãos de mobilidade reduzida foi outro requisito introduzido na elaboração do projecto.
O Centro de Desportos Náuticos irá implantar-se e desenvolver-se paralelamente à margem da Ribeira da Archeira e é composto por dois níveis.
posto_nautico_19posto_nautico_21posto_nautico_24posto_nautico_26posto_nautico_33O primeiro nível está relacionado directamente com o acesso das embarcações ao Rio Douro, albergando todas as áreas técnicas do centro de desportos náuticos, nomeadamente o armazenamento e oficina de embarcações e toda a área de treino dos atletas.
Em frente ao Hangar projectou-se uma área que permitirá a colocação dos barcos de maiores dimensões, para posterior acesso à água.
Este nível alberga assim as seguintes funções: Hangar (incluindo área para Oficina com acesso directo para o exterior); Área para instalação dos tanques de treino; Ginásio; Enfermaria; Balneários; Sala de Banhos/Massagens; 2 blocos de instalações sanitárias; Sala para treinadores (com área adjacente equipada com chuveiro).
O nível superior contempla 3 áreas distintas, duas de acesso interno (centro de estágios e zona polivalente e de gestão) e outra de acesso público (Café-Bar e Restaurante). Estas três áreas são afirmadas por três volumes distintos, separados por pátios descobertos. Destes volumes salienta-se o central, com cércea superior e que corresponde à área Nobre da zona polivalente e de gestão, onde se incluiu o Salão polivalente de 200 m2.

Em termos funcionais este piso é constituído da seguinte forma:

posto_nautico_50posto_nautico_49posto_nautico_42posto_nautico_34Centro de Estágios – 5 Quartos destinados a um total de 20 camas, servidas por instalações sanitárias/banhos e por uma Área social (com kitchenette de apoio). Esta área tem incluída instalações para o treinador residente;

Zona polivalente e de Gestão – Salão polivalente, sala de reuniões, 2 gabinetes, secretaria e instalações sanitárias de apoio.

Café-Bar e Restaurante – Pela localização privilegiada junto ao Rio Douro, este dois equipamentos deverão tirar partido da vista existente através de um varandim de apoio voltado para o Rio. O acesso a estes equipamentos pode ser realizado de modo independente ao Centro de Desportos Náuticos. A execução da obra, que teve início no mês de Maio do corrente ano, tem a duração contratada de 8 meses. O projecto do Centro de Desportos Náuticos é da autoria de uma equipa coordenada pelo Arquitecto Joaquim Bragança (J. Bragança, M. Marques, Arquitectos).