Seniores e Júniores Femininos

Ricardo Cardoso
Nascido a 15 de Agosto de 1975.
Licenciado em Ciências do Desporto e Mestre em treino de Alto Rendimento Desportivo pela Universidade do Porto, iniciou a sua atividade no clube em 2016.
As suas primeiras remadas foram em 1985 e desde então sempre esteve ligado ao Remo como atleta e, desde 2007, como treinador de vários escalões.

Júniores

António Ramalho

Data de Nascimento: 1 de Março de 1957.

A figura deste treinador é uma constante no Infante desde 1972, altura em que se inicia como atleta. Enquanto remador do clube, atingiu o título de campeão nacional várias vezes. No entanto, coloca o destaque na conquista do primeiro título nacional para Infante em 8+, em 1978, e o sucesso alcançado em 2- sénior com o companheiro Avelino Moreira, junto de quem arrebatou dois títulos de Campeão Luso-Galaico e atravessou fronteiras para representar Portugal, sendo a primeira equipa do Infante a alinhar num Campeonato do Mundo.

A sua carreira de atleta terminou em 1989 e a de treinador arrancou em 1990. Iniciou-se nas classes mais jovens e foi responsável pela formação de muitos atletas de gabarito internacional. O seu trabalho e interesse em aumentar os conhecimentos técnicos, assistindo a várias conferências internacionais sobre remo, fez-se notar ao nível da Federação Portuguesa de Remo, que o convidou diversas vezes a integrar a equipa técnica. Foi galardoado em 2005 pelo Instituto do Desporto de Portugal, com o Diploma “Reconhecer o Mérito dos Jovens no Desporto”, pela ação exercida junto dos jovens praticantes.

A sua ascensão a treinador principal do Infante surge, assim, naturalmente, na passagem do milénio. Passou a assumir a coordenação do clube e acumulou ainda o desenvolvimento do remo adaptado.

Em 2009, um problema de saúde forçou-o a interromper a atividade por um ano. O seu regresso ao ativo fez-se com a equipa de juvenis em 2010/2011, com grande notoriedade. Para 2012, assume voos mais altos, coordenando a equipa de juniores do Infante.

Juvenis e coordenador da Escola de Remo, Infantis e Benjamins

Jorge Pereira

Data de Nascimento: 27 de Agosto de 1967.

Aos 15 anos, o atual treinador dos infantis e benjamins e também atleta dos veteranos veio remar para o Infante, seguindo as passadas do seu pai que remou pelo clube e também o dirigiu. A sua carreira de atleta foi promissora, atingindo o primeiro título nacional com apenas dois anos de remo, em 4+, no Campeonato Nacional de Fundo. Conseguiu ainda um “suado” título em 4x sénior, um barco com grande competitividade, desde sempre. A sua inclusão na seleção regional favoreceu ainda o norte com uma vitória do 4+. Quando tentou a integração no grupo nacional de remo, um infeliz acidente de mota travou-lhe o percurso ascendente de atleta.

17 anos depois regressou “a casa” para integrar o grupo de veteranos, porque o Infante e o remo lhe ficaram no coração.Para além de representar um reforço importante na equipa mais experiente do clube, apoiou ainda a formação de novos veteranos na modalidade. O convite para liderar as camadas mais jovens, especificamente os benjamins e infantis, surgiu em Março de 2011. Como mais-valia tinha já a experiência de formar novos atletas quando era sénior e em Setembro de 2011 a sua carreira de treinador deu um passo importante com a aquisição do Grau 1 no curso de treinadores de remo.

Infantis e Benjamins

Salete Santo

Escola de Remo

Luís Barriga Negra

Veteranos Femininos

Joaquim Sousa

Data de Nascimento: 13 de Outubro de 1958.

Conhecido como Sousa, o treinador das atletas veteranas esteve ligado às mulheres remadoras desde que se inteirou da modalidade. Veio para o Infante em 1978, ligando-se mais intimamente ao remo no ano seguinte. Em 1980, decidiu assumir um papel mais intenso no clube e tirou o curso de treinadores. Esta formação abriu-lhe portas para formar as mulheres do clube gondomarense. Passou a treinar as iniciadas, juvenis e juniores.

O trabalho com esta classe especial do remo deu frutos e, desta forma, o ano de 1984 marcou o momento em que lhe são confiadas todas as tripulações femininas. A par desta intensa tarefa, Joaquim Sousa assumiu ainda um papel dirigente no Infante, entre 1984 e 1988. O técnico remeteu para o ano de 1985 como o período auge do seu trabalho. Nos Campeonatos Nacionais de velocidade em Pedrógão Grande, todas as suas atletas foram medalhadas com ouro, dando-lhe o primeiro lugar do ranking júnior e sénior das mulheres. Os feitos da sua equipa valeram-lhe a chamada para a equipa mais importante do país, através do seu contributo na preparação da mítica Conceição Batista. Com ela, esteve em dois Campeonatos do Mundo, em Colónia e Milão.

Afastou-se da modalidade em 1992, mas foi requisitado novamente para o apoio da equipa feminina mais experiente do Infante em 2009. Depois de mais de três décadas sobre os primeiros sucessos como líder de equipas de remo, soma mais uma vez vitórias com a dedicada equipa de veteranas.

Veteranos Masculinos

Mário Pinheiro