Os barcos do Remo:
Tradicionalmente, os barcos ou os cascos eram fabricados em madeira.
Hoje, são frequentemente fabricados com fibra de carbonoe e em plástico (por exemplo o Keviar). A sua largura varia entre os 59,7 e os 62,2 cm.
Um pequeno patilhão, colocado sob a quilha do barco, assegura a sua estabilidade. Um leme, colocado na popa da embarcação, ajuda a manter o rumo nos barcos de ponte (em que cada remador rema apenas com um remo). Uma pequena bola branca está fixa na proa por razões de segurança e de operacionalidade do sistema electrónico da chegada (photo-finish).
A borda do barco evita que as vagas saltem para dentro da embarcação.
Todos os barcos têm carrinhos que deslizam sobre duas calhas.

Classes de Barcos
Existem oito classes de barcos: cinco para remo de ponta, no qual o remador segura o remo com as duas mãos; três para o remo de parelhos, no qual o remador segura um remo em cada mão. Em certas classes, um timoneiro está sentado na popa ou deitado na proa do barco. As classes de barcos são as seguintes:

Barcos de Parelhos
1x – skiff – comprimento: 8,2 m
2x – double scull – comprimento: 10,4 m
4x – quadri scull – comprimento: 13,4 m

Barcos de Ponta
2- -> shell 2 sem timoneiro – comprimento: 10,4 m
2+ -> shell 2 com timoneiro – comprimento: 10,4 m
4- -> shell 4 sem timoneiro – comprimento: 13,4 m
4+ -> shell 4 com timoneiro – comprimento: 13,7 m
8+ -> shell 8 com timoneiro – comprimento: 19,9 m

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