» Noticias
 Recentes
 Arquivo
» Centro de Estágio
  Português
  English
» Competições
 Agenda - FPR
 Classificações
 Arquivo
 Fotos
» Infante
 Estatutos
 Orgãos Sociais
 Video de Apresentação
 História
 Localização
 Equipa Técnica
 Para Aprender a Remar
 Hino e Comemoração
 Novo Posto Náutico
 Beneméritos
 Donativos
» Sócios
 Inscrição Sócio
 Quotas
» História
 Estrelas do Passado
 Remo em Portugal
 Remo no Mundo
» O Remo
 Os Barcos
 A Técnica de Remo
» Serviços
 Garagem de Barcos
» Contactos
 Sede e Posto Náutico
 Links
|
|


» CARTA ABERTA AO CLUBE E AO REMO PORTUGUÊS

Face á grave situação directiva que desde há alguns meses afecta o nosso Remo, resolveu a Direcção do Infante escrever-vos para dar conta das nossas preocupações e dos motivos das tomadas de posição.

O Sr. Presidente em exercício da FPR, tem tido ao longo do percurso da sua Presidência evidenciado de forma clara que quer mandar e controlar sozinho todo o Remo Português.

Vejamos alguns dos factos que são públicos:

- Todos os colegas da Direcção cessante que discordaram em algum momento das suas directivas foram excluídas da sua nova lista
- Da anterior Direcção verificamos o desaparecimento da maioria, das provas ou outras actividades da FPR. O Sr. RMarques informou que apenas um se demitiu, mas todos sabemos que outros se afastaram.
- Na nova Direcção o Sr. RM só manteve aqueles do Remo que sabe que nunca terão estatuto para se lhe oporem. Os restantes estão a entrar na modalidade
- Escolheu RM para o corpo técnico uma equipa que lhe permite ser a ele o verdadeiro Director Técnico Nacional. Para além disso, por esse domínio, desprestigia os mesmos fazendo deles carregadores de barcos, motoristas da FPR e das selecções que nos visitam, até árbitros, ……
- Zangou-se com os dirigentes da maioria dos Clubes que fazem Remo na água
- Zangou-se com todos os atletas que divergiram das suas instruções que foram abandonando massivamente a equipa nacional
- Zangou-se com os árbitros e propôs para o novo mandato um Conselho de Arbitragem presidido por um elemento que não é arbitro, ninguém conhece , mas que certamente permitirá ao Sr. RMarques ser o verdadeiro Presidente do Conselho de Arbitragem
- Zangou-se com pelo menos a Associação de Remo do Distrito do Porto e bloqueou a sua actividade
- Contratou novos quadros para a FPR da sua estrita confiança e dependência para estar seguro que nunca contestarão qualquer das suas directivas
- O plano de apetrechamento de novas embarcações passou a ser exclusivamente para os barcos da FPR. Assim, também, a compra de material fica 100% controlada e só a sua equipa tem apoio na modernização do material.
- Chamou a si e aos colaboradores profissionais da FPR, a organização de todas as Provas Oficiais, afastando dessa forma voluntários que estavam no Remo
- Conseguiu que nas diferentes Assembleias Gerais apareçam um conjunto de representantes de Clubes e Associações que não vimos habitualmente no nosso Remo, que nunca intervêm nas Assembleias, mas que estão lá para assegurar o voto nas propostas do Sr. RM .
- Tem "obrigado" o Sr. Presidente da Assembleia Geral a tomar atitudes que certamente lhe serão muito incomodas, mas que permitem a continuidade do Sr. RM no poder. Exemplo entre muitos outros: o adiamento sucessivo da admissão da APAR
- Contra a vontade expressa dos Clubes em Assembleia Geral anulou o Campeonato Nacional de Fundo

Muitas outros exemplos do que é a clara pretensão do Sr. RM para estabelecer uma gerência do Remo tipo "One Man Show" que já tem vindo a ser muito prejudicial para o Remo Português, mas estamos certos será agravada no futuro conforme o Sr. RM for conseguindo avançar com a sua sede de poder absoluto.

Estamos de acordo que algumas das medidas tomadas pelo Sr. RMarques são correctas , mas há muitas incorrectas e haverá cada vez mais conforme for dominando e atrofiando o Remo na sua vontade de mandar e controlar tudo sozinho.

Por esta razão o nosso Clube e muitos outros tem vindo a tomar atitudes de contestação .
Temos pedido aos nossos atletas e treinadores o sacrifício supremo de não participarem nos Campeonato Nacionais como medida última de contestação.
Ainda agora , sendo nós um Clube que tem um dos maiores efectivos no Remo Infantil e Iniciado, não nos inscrevemos no programa deste fim de semana.
È um sacrifício enorme de atletas e treinadores e até pais que temos de registar e agradecer pela unanimidade que temos sentido com estas posições.
Temos todos de encarar isto como uma posição que permitirá alterar significativamente o nosso Remo, ainda que momentaneamente todos estejamos a perder.



A Direcção