» Noticias
 Recentes
 Arquivo
» Centro de Estágio
  Português
  English
» Competições
 Agenda - FPR
 Classificações
 Arquivo
 Fotos
» Infante
 Estatutos
 Orgãos Sociais
 Video de Apresentação
 História
 Localização
 Equipa Técnica
 Para Aprender a Remar
 Hino e Comemoração
 Novo Posto Náutico
 Beneméritos
 Donativos
» Sócios
 Inscrição Sócio
 Quotas
» História
 Estrelas do Passado
 Remo em Portugal
 Remo no Mundo
» O Remo
 Os Barcos
 A Técnica de Remo
» Serviços
 Garagem de Barcos
» Contactos
 Sede e Posto Náutico
 Links
|
|


» ESTRELAS DO PASSADO

Steven Geoffrey Redgrave (GRB)

O britânico Steven Redgrave, nascido na cidade de Amersham, em 23 de março de 1962, é o único remador que conquistou medalhas de ouro em cinco Olimpíadas consecutivas. Redgrave iniciou sua extraordinária trajetória olímpica em 1984, nos Jogos de Los Angeles, quando venceu na prova quatro com timoneiro.

Em Seul-1988, ganhou sua segunda medalha de ouro no dois sem timoneiro, em parceria com Andrew Holmes, e a medalha de bronze na prova do dois com timoneiro, ao lado de Andrew Holmes e Patrick Sweeney.

Depois de uma mudança de parceiro, com Matthew Pinsent no lugar de Holmes, Steven voltou a vencer a prova do dois sem timoneiro nos Jogos de Barcelona, em 1992. Em Atlanta-1996, a dupla conseguiu defender com sucesso o título olímpico na mesma prova.

Em 2000, em Sydney, Redgrave subiu pela quinta vez consecutiva ao lugar mais alto do pódio, dessa vez com a equipe britânica do quatro sem timoneiro. Após esta última conquista, ele decidiu encerrar a carreira.

Além dos sucessos olímpicos, Steven Redgrave também venceu pelo menos uma medalha em cada edição dos Campeonatos Mundiais disputados entre 1986 e 1999, conquistando o título mundial em nove oportunidades.


Jack Beresford Jr. (GRB)

O remador britânico Jack Beresford Wisnieswski Jr. conquistou nos Jogos de Berlim-1936 sua quinta medalha em cinco diferentes Olimpíadas. Um recorde, igualado apenas por seu compatriota Steve Redgrave nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

Filho de Julius Wisnieswski, um fabricante de móveis e medalha de prata no oito sem timoneiro em 1912, Beresford nasceu na cidade de Chiswick, na Inglaterra, em 1º de janeiro de 1899. Jogador de rúgbi, ele precisou largar o esporte após se ferir em combate durante a Primeira Guerra Mundial.

A partir daí, dedicou-se a remar pelo Thames Rowing Club. Em Henley, ganhou a Diamond Cup Sculls quatro vezes (1920 e 1924-26), a Nickalls Challenge Cup em 1928 e 1929. Venceu também a Wingfield Cup, o campeonato britânico, sete vezes entre 1920 e 1927.

Ainda em 1920, com 21 anos, foi chamado para participar dos Jogos de Antuérpia, quando ganhou a prata em uma disputada final contra o norte-americano John Brendan Kelly. Beresford e Kelly, que nem sequer tinham se cumprimentado na final de Antuérpia, voltaram a se encontrar na final do skiff simples dos Jogos de Paris-1924, quando o britânico deu o troco e ganhou seu primeiro ouro.

Dividido entre a fábrica de móveis e os treinos, Beresford ganhou a prata no oito com timoneiro nos Jogos de 1928. Já em Los Angeles-1932, ganhou outro ouro, agora no quatro sem timoneiro.

Em Berlim-1936, com 37 anos de idade, Beresford fez dupla com Dick Southwood, um joalheiro londrino de 30 anos. No dia da final, os alemães, que já tinham ganho cinco ouros, eram favoritos à vitória na prova do skiff duplo com Willy Kaidel e Joachim Pirsch.

Porém, Beresford e Southwood cruzaram a linha de chegada em primeiro e levaram o ouro, o terceiro do inglês. O início da Segunda Guerra Mundial impediu a participação dele em sua sexta Olimpíada. Ele voltou ao esporte em 1948, desta vez designado como treinador da equipe britânica de remo. Morreu no dia 3 de dezembro de 1977.


John Brendan Kelly (EUA)

Quando foi inscrito na prova do skiff simples, o maior desejo do norte-americano John Brendan Kelly era ter sua revanche sobre os organizadores da regata de remo Henley-sur-Tamisa, que recusaram sua participação um ano antes dos Jogos de Antuérpia, em 1920.

Nas Olimpíadas, Kelly, um operário da construção da Filadélfia de apenas 20 anos, se impôs por um segundo ao britânico Jack Beresford, vencedor exatamente da regata de Henley. Meia hora depois dessa vitória, Kelly subiu no bote de dois sem timoneiro junto com seu companheiro, Paul Costello, e em pouco mais de sete minutos ganhou sua segunda medalha de ouro. Dois títulos olímpicos em 30 minutos, façanha que nenhum outro atleta conseguiu alcançar até hoje.

Sua exclusão da regata inglesa no Tamisa, causa de tanta determinação, havia sido motivada pelo fato de ele pertencer ao clube Vésper Rowing da Filadélfia, que os dirigentes ingleses consideravam como "semi-profissional". Oficiosamente, a explicação era que os "gentlemen" britânicos consideravam pouco confortável medir forças com um trabalhador braçal.

Quatro anos mais tarde, em Paris-1924, Kelly (pai da futura princesa Grace Kelly, de Mônaco) conservou seu título do dois sem timoneiro. Mas sua maior revanche contra o elitismo inglês foi ver o filho, John Kelly Junior, vencer a regata de Henley em 1947 e 1949, antes de morrer, em 1960